Família · Maternidade

As palavras são sementes…

magia-das-palavrasÉ isso mesmo… as palavras que dizemos podem um dia dar lindas flores! Que é como quem diz… podem ajudar as nossas crianças a tornarem-se adultos equilibrados e emocionalmente seguros e felizes.

As palavras são realmente poderosas e por isso há que usar da melhor forma este poder! Principalmente no que toca à forma de falar com os nossos filhos. Cá por casa tenho (ou pelo menos tento ter) sempre o cuidado de falar com a M. de forma positiva e construtiva (mesmo em momentos mais difíceis ou de stress, nas ditas birras…). Um exemplo prático… em vez de dizer “Estás a portar-te tão mal!” prefiro dizer algo do género “Tu portas-te sempre tão bem, o que se está a passar hoje?”. Ou seja, tento sempre valorizar e elogiar um comportamento positivo, levando-a a questionar o seu próprio comportamento.

Acreditem que mesmo em alturas de birras esta forma de comunicar  consegue muitas vezes fazer a diferença e ajudar a desviar o “crescendo” da birra fazendo com que ela se acalme e consiga ser chamada à razão.

Acredito que o que dizemos e como dizemos aos nossos filhos é mesmo importante e pode influenciar muito na sua auto-estima. No fundo, a regra é simples… trata-se de tentar comunicar com os nossos filhos de forma positiva, elogiando e valorizando os seus comportamentos, evitando sempre fazer acusações (outro exemplo prático… em vez de dizer “és preguiçoso” porque não dizer antes “estás a ser preguiçoso e sei que consegues fazer isso” (não vos faz toda a diferença?).

Deixo aqui uma listinha de algumas” frases mágicas” para experimentarem dizer aos vossos filhos. Se quiserem até podem imprimir esta imagem para se lembrarem de algumas delas 🙂

Acreditem que podem fazer toda a diferença e vai fazê-los sentir tão especiais. No fundo não é isso que todos (crianças e adultos) gostamos de sentir? Que somos especiais para alguém…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s